WinePassTasting _ o que estamos degustando ?

Champagne: a bebida do Ano Novo

#WinePassTasting – Champagne. Como dizia Dom Perignon: “Corram, estou bebendo estrelas…”

Festas de final de ano combinam com Champagne! Aliás, todas as celebrações combinam com o espumante mais emblemático do mundo… !!!

Todo #Champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um #Champagne…

(Autores diversos…)

Abaixo 03 curiosidades dessa bebida tão reverenciada nessa época e dessa região tão fascinante

  1. Somente a Região de Champagne (cujas maiores cidades são Reims e Epernay) pode utilizar essa nomenclatura em suas garrafas/produtos. Essa legislação francesa é respeitada em praticamente o mundo todo e, além da procedência, existem diversas regulações que os produtos de Champagne devem obedecer para poder ser classificados dessa forma.
  2. Mas o que afinal essa Região tem de tão especial ? São 03 os principais elementos tornam o Champagne praticamente irreprodutível no mundo: a) Solo muito especial; baseado em calcário e em sua grande parte com “giz” (esse mesmo que da origem aquele que conhecemos nas escolas) b) Clima muito frio; fazendo um terroir único no mundo para produção de espumantes c) Reserva de vinho base nas casas de Champagne; esse talvez seja o elemento impossível de se copiar no mundo…pois todas as casas produtoras das região possuem uma enooorme reserva de vinhos de safras muito boas, permitindo que mesmo em safras não tão boas, a qualidade do produto final seja mantida pois o ‘blend’ final irá contar com esse vinho de reserva de altissima qualidade
  3. (E talvez o mais importante) Como degustar o Champagne ? Frio… ! Porém não gelado. a temperatura da garrafa deveria estar entre 08 – 10 graus – o equivalente a cerca de 30min. de com gelo ou 3 / 4 horas na geladeira. Em hipótese alguma colocar no congelador/freezer! Servir em taças limpas preferencialmente apenas com água quente, pois o sabão e/ou detergente afeta profundamente a geracão das famosas “bolhinhas” do Champagne – característica clássica da qualidade da bebida.
Avenue do Champagne (Avenida do Champagne) em Epernay

Ja teve a oportunidade de visitar a Avenida do Champagne em Epernay ??? Conta para gente como foi sua visita e o que aprendeu em #Champagne !!!

Em agosto’18 a #WinePassTrip passou por lá e compartilhamos um pouco das experiências em nosso insta … !!! 

Um brinde ao #Champagne !

0 comentário em “Champagne: a bebida do Ano Novo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: