O Mundo do #Vinho WinePassTrip _ Viagens

MOVI: o movimento de revolução nos vinhos chilenos

MOVI

MOVI_Chile: Movimiento dos Vinateros Independientes. Se você pretende conhecer vinho no Chile, o MOVI virou mais do que uma boa dica.... agora é parada obrigatória!
MOVI_Chile: Movimiento dos Vinateros Independientes. Se você pretende conhecer vinho no Chile, o MOVI virou mais do que uma boa dica…. agora é parada obrigatória!

No início, talvez os objetivos fossem mais modestos como comprar ‘garrafas com menor custo’ e ganhar alguma escala de negociação para a divulgação e venda dos produtos. Contudo, aqueles 12 vinhateiros que iniciaram o grupo em 2009 foram muito além e hoje pode-se afirmar que são uma referência do modelo de associativismo para o mundo do #vinho.

A ideia é a reunião de pequenos produtores, independentes, que traduzem através do vinho a identidade da terra / solo / terroir e a personalidade do criador – ou seja, o vinhateiro. Os vinhos do MOVI são feitos em escala humana, praticamente artesanal, e via de regra não competem entre si.

No portifólio das vinícolas pertencentes ao MOVI, encontramos atualmente exemplares orgânicos, biodinâmicos, vinhos de autor, vinhos de garagem , sempre com o o objetivo de refletir os sonhos do criador através do vinho.

Regiões Vinícolas do Chile_2018

Atualmente com 37 vinicolas associadas, o MOVI possui representes de praticamente todas as regioes vinicolas do Chile…. Chile que por sinal possui diversos terroirs. São pelo menos 14 diferentes apelações geográficas.

Cada região possui características bem distintas. Pela #WinePassTrip, ja tivemos a oportunidade de visitar os vales de…:

  1. Colchagua > cuja Carmenere apresenta perfil espetacular
  2. Maipo > próximo de Santigo e com vertente para tintos potentes e duradouros.
  3. Casablanca > especializado em cepas brancas.

Na prática, se você planeja conhecer o Chile (ou se voce ja conheceu o Chile, mas não visitou nenhuma vinha do MOVI), acredite…: você terá um retrato encantador do que representa o a cultura vinífera para o chileno e de como é possível produzir #vinho em alta qualidade a preços justos. O desafio será escolher qual das mais de 30 opções do MOVI fazer a visita….

Caso ir até o Chile não esteja nos plano, o segredo é ficar ligado na, agora famosa, MOVI NIGHT… Sao Paulo recebeu em Outubro a edição brasileira do evento , na qual todas as vinícolas apresentam seus vinhos a mídias e público em geral…

>>> a WinePass esteve presenta na #MOVINIGHT SP , inclusive representando uma das vinícolas… em breve um post especial sobre essa noite incrível.

Em 2019, a #WinePassTrip vai voltar ao Chile…! então fique ligado pois se você desejar participar de mais descobertas no Chile, será um prazer tê-los a bordo!

Cheersss!

Sommelier in love S2 & Founder of @WinePassbr >>> Connecting #Wines & #Lives. ~Por que a vida fica melhor com o passar dos vinhos...~

0 comentário em “MOVI: o movimento de revolução nos vinhos chilenos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: